O novo básico

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Em tempos de crise, o barato torna-se o básico da moda! É o indispensável “pretinho básico” cedendo espaço às peças mais baratas e não menos interessantes.

Não, isso não significa que as pessoas deixaram de se vestir bem e muito menos que foram do luxo ao lixo. Gastar pouco não é sinônimo de vestir-se mal.

“Finalmente! O barato é o novo preto!”. Charge do “The New Yorker”.

“Finalmente! O barato é o novo preto!”. Charge do “The New Yorker”.

Nos últimos dias 27, 28 e 29, aconteceram os desfiles do Mega Polo Moda. O evento é inspirado nas grandes semanas de moda, porém, seu foco é voltado para outro público. O Mega Polo Moda é uma espécie de shopping, ou melhor, um conglomerado com cerca de 400 lojas atacadistas, localizado no bairro do Brás, conhecido pelo intenso comércio de roupas, em São Paulo. Esta semana de moda apresenta aos consumidores e lojistas de vários lugares do país as tendências da próxima estação e mostra que este setor ganha cada vez mais destaque no cenário da moda brasileira.

Como é de se imaginar, as peças apresentadas não possuem nada conceitual, ou seja, os looks são essencialmente comerciais e é exatamente essa característica que o público do evento aprecia, além do preço, claro!
Organizado como qualquer outra semana de moda do país, o evento possui um line-up recheado de marcas e conta também com um casting estrelado. Na última edição, nomes como Isabella Fiorentino, Isis Valverde, Carlos Casagrande e Murilo Rosa, desfilaram para algumas marcas.

Mega Polo Moda: roupas baratos e na moda.

Mega Polo Moda: roupas baratas e na moda.

Outra alternativa para compor um visual legal sem gastar muito são os brechós que, cada vez mais descolados,  invadiram de vez o cenário da moda no Brasil. Ao comprar em um brechó, você consegue assegurar que poucas pessoas terão uma peça parecida com a sua. No entanto, é preciso saber garimpar! Senão, você acabará levando gato por lebre ou não encontrará nada bacana. Para evitar que esse tipo de situação aconteça, a ex-VJ e atual apresentadora da Fashion TV, Carla Lamarca, e suas sócias, Samantha Barbieri e Daniela Klaiman, inauguraram nesta semana uma loja com um novo conceito, a Super Cool Market . A loja compra e vende roupas semi-novas e, além disso, disponibiliza um espaço para coleções de novos estilistas e ainda produz, a cada estação, peças que estejam super na moda com a etiqueta da Super Cool Market.

Interior da Super Cool Market e camisas produzidas pela marca própria.

Interior da Super Cool Market e camisas produzidas pela marca própria.

O que faz com que a Super Cool Market não seja um brechó é o processo de seleção pelo qual as peças que serão vendidas no espaço precisam passar, as sócias só aceitam peças que estejam na moda. A loja nasceu para incentivar a reciclagem e reutilização das roupas, contribuindo assim para a redução do impacto social e ambiental gerado pela produção têxtil.

A Super Cool Market possui ainda um projeto que determina que as peças não comercializadas em 30 dias serão doadas para uma instituição diferente todos os meses. As sócias querem que o novo negócio seja um tipo de fast fashion com preços mais baixos.

Samantha Barbieri, Carla Lamarca e Daniela Klaiman

Samantha Barbieri, Carla Lamarca e Daniela Klaiman

Outra forma de compra e venda de roupas que vem crescendo muito no Brasil são os chamados Outlets. Inspirados em modelos internacionais, estes lugares reúnem peças de coleções passadas de estilistas e marcas renomadas e vendem tudo a um preço muito mais em conta do que nas lojas. Para conhecer vários Outlets e saber o que se pode esperar de cada um deles, incluindo preços e produtos, vale a pena consultar esta matéria publicada no site da Elle.

Um grande exemplo da ascenção deste mercado em terras tupiniquins é o recém-inaugurado Outlet Premium, que fica próximo à São Paulo e disponibiliza quase 90 grifes internacionais e nacionais a preços bem camaradas.

Outlet Premium

Outlet Premium

A novidade agora é que os Outlets partiram também para o mundo virtual. É cada vez mais comum acharmos clubes de compras na internet que vendem marcas legais a preços mais legais ainda. Exemplo desses clubes são o Privalia, o BrandsClub, o SuperExclusivo e o Coquelux. No entanto, para participar de alguns destes clubes é necessário ser convidado por um membro, o que não é tarefa tão difícil assim, outros destes sites possuem até lista de espera, onde a qualquer momento você poderá ser convidado a adentrar o mundinho do comércio eletrônico segmentado.

Apesar do “bum!” das compras online, não podemos esquecer também de visitar as lojas e, principalmente, as boas e velhas de departamento, que são sempre as melhores alternativas para quem quer gastar pouco. É possível comprar roupas legais na C&A, na Renner, na Riachuelo ou na Marisa, por exemplo? Sim, é mais do que possível! Independente do lugar em que você faça compras, o que realmente conta é o bom senso e o bom gosto!

Já está mais do que na hora de tirarmos esta cultura de que roupa barata é sinônimo de cafonice! Para conferir produções baratinhas feitas em lojas de departamento pelo pessoal do Chic, site da Glória Kalil, clique aqui, aqui, aqui e aqui.

De fato, etiqueta não significa bom modelo e, muito menos, boa qualidade. Tanto que, recentemente, a C&A estabeleceu uma parceria com o renomado estilista brasileiro Reinaldo Lourenço e, juntos, lançaram uma coleção feminina que ferveu nas lojas. Talvez quem procure ainda encontre algo nas araras da C&A.

Coleção do Reinaldo Lourenço para a C&A.

Coleção do Reinaldo Lourenço para a C&A.

Para finalizar este enorme post, indico para as pessoas que gostam de promoções que sigam o BazarPop, um site onde você encontra as melhores alternativas de bazares, liquidações, promoções, lojas e produtos, ou seja, um guia de compras completo que vale a pena consultar sempre!

É…  Viram só?! A moda está cada vez mais democrática por isso, hoje, só se veste mal quem quer!

Marcos

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15 Respostas to “O novo básico”

  1. Aline Almeida Says:

    Adoreeeei o post!! Eu já sigo o Bazar Pop e confirmo que vale muito a pena. Agora preciso conhecer o Outlet Premium e o Super Cool Marketing!!
    Suas dicas são 10, Pablito!!

  2. Cássiacy Says:

    Pablitz, vira me personal stylist! Adoro. Do gosto musical ao fashionista =)

  3. Ju Says:

    Quanta oportunidade legal pra se vestir bem! Achei bem legal essa idéia de desfiles de roupas comerciais. É até melhor :) Realmente, com todas essas dicas só se veste mal quem quer!
    Beijoos!

  4. texticulosdemoda Says:

    Gostamos da dica.

    http://www.texticulosdemoda.wordpress.com

    moda em foco!

    entrem e comentem!

  5. danossajanela Says:

    Pablito que post de utilidada pública! hehehe muito legais todas as suas dicas… depois vou querer fuçar todos esses sites e matérias que você recomendou. aliás vou te contratar como personal stylist… o que acha? rs
    beijocas Shi!!!

  6. aninha Says:

    amore, AMEI seu post… vou adotar algumas dicas, sabe como é, agora sou mami hahahahahah

    beeeeijo

  7. Para todos os corpos « Da Nossa Janela Says:

    […] todos os corpos No meu último post, falei sobre o novo básico e, com isso, é possível perceber que a moda está cada vez mais democrática. Democracia essa que […]

  8. cintcha Says:

    Olá, eu sou nova por aqui. Criei um blog de moda junto com um amigo. Gostaria que você desse uma passadinha por lá e desse sua opinião.
    Vamos nos linkar? Beijos

  9. Eri Yoshiy Says:

    Pablito,

    AMEI esse blog. Em princípio, ia falar somente dessa matéria, que ficou sensacional, era muito pouco diante da obra como um todo! Parabéns, parabéns, parabéns para você, Linoca e toda a equipe.

    Ahhh, apenas para não passar batido nessa matéria, que ficou muuuuito boa, gostaria fazer um comentário: para que um personal stylist quando temos um amigo MAIS que expert em assunto de moda, hein?

    Beijão!

  10. Garimpar é preciso « Da Nossa Janela Says:

    […] By Marcos 'Pablito' Há alguns posts falei sobre o “barato”, que é o novo básico da moda e, inclusive, dei várias dicas de compras, estão […]

  11. Ka Oliver Says:

    A idéia do blog é genial. Parabéns. Bjins

  12. Que venha 2010! « Da Nossa Janela Says:

    […] eu escolhi? A Super Cool Market! A loja dispensa apresentações, afinal de contas, já falei dela aqui e aqui. Sem falar que, em 2009, ela saiu em tudo quanto é blog e revistas… O que digo agora […]

  13. Inverno, moda e pouca grana « Da Nossa Janela Says:

    […] moda e pouca grana By Marcos 'Pablito' Agora que a gente já sabe que o barato é o novo básico da moda, ou seja, que é posível vestir-se bem com pouca grana, desde que se saiba garimpar e já […]

  14. Vestir-se bem, gastar pouco « Da Nossa Janela Says:

    […] Vestir-se bem, gastar pouco By Marcos 'Pablito' É cada vez mais visível o esforço das grandes lojas de departamento para se tornarem, literalmente, fast fashion. Prova disso, é a nova coleção da Renner que chega nas lojas nesta semana. Quem sai ganhando nesta história? Nós, os chamados “consumidor final”, que conseguimos comprar peças chaves e atualizadoras de looks por preços bem justos. Aliás, já sabemos que estar na moda não significa gastar rios e rios de dinheiro. […]

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