São Paulo Fashion Week – Inverno 2010

by

A São Paulo Fashion Week nem bem começou, mas já chegou ao fim. O tempo voa e a vida na bienal também… Os números desta edição são absurdos. Para termos idéia, teve modelo que fez 29 desfiles nesses últimos seis dias. Imagina a correria. Ufa!!

Alícia Kuczman, a recordista de desfiles da SPFW

Já que eu estava de férias da agência, pude acompanhar toda a maluquice que é a SPFW de muito perto. Assisti a quatro desfiles – Ellus, Triton, Reserva e André Lima – e conheci alguns lounges, entre eles, o da TAM, da Rexona, da Caras e do Estilo (Banco do Brasil).

Como era de se esperar, resolvi que hoje contarei um pouco das minhas experiências na Bienal do Ibirapuera e só depois, na próxima semana, farei um balanço dos dois eventos juntos (Fashion Rio e São Paulo Fashion Week) pra então discutirmos as tendências e o que ficou para o inverno, ok?

Ellus
A Ellus foi o primeiro desfile que vi pessoalmente, porém, não me surpreendeu muito. Com pouca inovação, a marca escolheu Jesus Luz e Cinthia Dicker para apresentar o seu inverno 2010. Jesus parecia estar com a luz apagada, quieto e sem carisma, o modelo apenas passou na passarela… Em contraposição, a top ruiva arrasou no catwalk e sustentou a beleza do desfile.

Cinthia Dicker arrasou no catwalk

A cenografia era linda! Tinha todo um climão de mistério, cheiro de fetiche no ar… Gelo seco e grades de laser atravessavam a passarela antes mesmo dos modelos aparecerem. A trilha sonora era boa e, segundo o release, foi assinada pelo próprio Jesus, o Luz, claro!

Uma grade de lazer vermelho esperava os modelos na passarela da Ellus

A grande sensação do inverno da Ellus ficou por conta de um novo modelo de jeans, patenteado recentemente pela própria marca, o leather denim. Um jeans mais flexível e, conseqüentemente, mais confortável e com um aspecto visual de couro. Uma beleza!

Jaqueta e calça de leather denim brilharam mais que Jesus na passarela

A cartela de cores veio recheada de preto, mas contrasta com o azul bic, o amarelão e o vermelho. Eu gosto!

Para as meninas, tudo muito curto e com muitos zíperes… Para o homens, as calças lembram o modelo cenoura, que chamou a atenção no verão, mas, dessa vez, estão um pouco mais justas.

Cores contrastantes no inverno da Ellus

Nos pés masculinos, os coturnos reinaram. Enquanto nos femininos, as sandálias pesadas e com toques de cor chamaram a atenção. Resultado: tudo muito bonito e bastante usável.

Sandálias pesadas e com toques de cor para as meninas da Ellus

Triton
Inspirada pelo bairro japonês Harajuko, a Triton mostrou um inverno cheio de sobreposições e formas. Um desfile fofo, uma graça que só vendo… Ao final, a sensação era de “posso levar tudo pra casa agora?”.

Segunda pele com estampa de teia de aranha. Fofa!

Para o inverno 2010, a criação da Triton pediu reforço para a vocalista do CSS, a Lovefoxx, que colaborou para que cogumelos, corujas e teias de aranhas aparecessem nas mais variadas formas.

Ok! Passada a admiração, me veio a questão: “como isso será comercializado?”. Como será o inverno nas lojas da Triton? Fica a dúvida.

Reserva
Assistir ao desfile da Reserva na fila B, do setor A, foi uma experiência e tanto. Era a última marca masculina a se apresentar na edição Inverno 2010 da SPFW e o tema do desfile nada mais era que os tão almejados 15 minutos de fama!

O desfile da Reserva começou de uma forma diferente: Felipe Andreoli, do CQC, foi convidado a “apresentar” a coleção de inverno da marca. O apresentador recitou um texto que descrevia, com precisão, o tema do desfile: as sub-celebridades! Após a participação especial, Felipe voltou para o backstage, as luzes voltaram a se abaixar e, então, começamos a ouvir “I dreamed a dream”, a música que consagrou Susan Boyle. Apropriado? Sim, mas a trilha sonora foi além… Embalados por “A melhor banda de todos os tempos da última semana”, dos Titãs e, depois, por um remix de “Eu sou Stefany”; os modelos apareceram e, nós, os convidados, percebemos que a coleção era tão boa, que nem precisava de todo o circo inicial.

Felipe Andreoli abriu o desfile da Reserva com uma reflexão

A Reserva mostrou um inverno cheio de tricôs; camuflagens trabalhadas no luxo; alfaiataria desconstruída; xadrezes que eu amo; calças de ganchos baixos, porém, de pernas justas; docksides de cano alto… Enfim, um trabalho muito rico que agradou os olhos de quem viu.

André Lima
Assistir ao desfile do André Lima foi emocionante. Jamais esquecerei da primeira vez que vi um desfile do André, podem ter certeza! André tem uma capacidade impressionante pra criar e para trabalhar com formas e texturas que não tá escrito… Sem falar que o estilista transforma tudo em glamour. Como as meninas da Oficina de Estilo muito bem disseram, se o Oscar fosse no Brasil, com certeza, ele dominaria o tapete vermelho.

Mesmo com tanto luxo na passarela, André é simples, divertido e adorável. Fato comprovado pela trilha sonora do desfile… Eu não me contive quando começou a tocar uma versão tecnobrega de Womanizer, da Britney Spears, e caí no riso quando comecei a ouvir Pokerface, da Lady GaGa, em ritmo de forró. André Lima sabe das coisas…

E, assim, foram meus dias na bienal e, também assim, acabaram-se os meus dias de férias. Conheci muita gente interessante, perdi o desfile da 2nd Floor porque a taxista pegou uma rua com muito trânsito, revi amigos e decidi o quero fazer para sempre… :)

Um beijo e uma ótima semana a todos nós.

Marcos @rabiscando

As fotos deste post foram retiradas do maravilhoso Flickr da Oficina de Estilo.

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

7 Respostas to “São Paulo Fashion Week – Inverno 2010”

  1. Shirlei Marina Says:

    Pablito querido você tem o dom! Eu acho que imagino o que você quer fazer pelo resto da vida… rs… só pode ser trabalhar com moda. Você nasceu entre outras coisas pra fazer isso. I’m sure! hehehe
    beijo enorme.

  2. Adri Perroni Says:

    Adorei Pablito!!! Adoro ir ao SPFW, não a trabalho, claro rs. Gente bonita, roupas mega criativas e muito estilo. Beijossssssss

    • marcos Says:

      SPFW é tudo, né, Dri? Ainda quero ir à trabalho pra ver a loucura toda… hehe

      Vc foi em algum dia dessa edição?

      Beijo

  3. Linene Says:

    Adorei o post, mas quero fazer uma colocação. Desculpa, mas a jaqueta de couro jamaaaaais vai brilhar mais que a luz do Jesus. ;)

  4. alex Says:

    Ola alguem poderia me dizer qual o nome da segunda musica q toca no desfile da ellus???..por favor se alguem souber me manda…alex_karlosb13@hotmail.com

  5. Moda militar « Da Nossa Janela Says:

    […] passarelas brasileiras, a moda militar apareceu inúmeras vezes nas últimas semanas de moda (São Paulo Fashion Week e Fashion Rio). E, ao que tudo indica, o nosso inverno terá um ar regrado e bem sisudo. Tudo o que […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: