A importância do brincar

by

Outro dia escrevi sobre a importância das brincadeiras antigas na vida das crianças e o quanto pode fazer a diferença no desenvolvimento e crescimento dos pequenos. Hoje volto a tocar no assunto “brincar” mas especificamente sobre a importância e diferença que essa atividade pode fazer na vida e na recuperação de crianças que enfrentam doenças com chances de cura ou não e que são obrigadas a freqüentar os corredores dos hospitais para seguir com a vida, com os sonhos.

Bem, mais uma pesquisa comprova que atividades terapêuticas ajudam crianças internadas a aderir melhor o tratamento, sentir menos dor e reduzir ansiedade. Tudo isso com a arte de brincar, algo que todas elas deveriam estar fazendo sem orientação ou hora contada, se alguma debilidade não fosse o impeditivo. Um estudo realizado com crianças em idade pré-escolar no Hospital Infantil Darcy Vargas, em São Paulo, avaliou o comportamento dos pacientes ao receber um curativo com ou sem brincadeira. Antes de se submeterem ao curativo, as crianças brincaram com uma boneca que portava acessórios médicos e eram incentivadas a fazer curativo no brinquedo. Após essa simples brincadeira, as crianças apontaram sentir menos dor e aceitaram melhor o procedimento do curativo. A tensão muscular e a expressão de medo não existiam após a brincadeira.

Segundo especialistas, a brincadeira ajuda a elaborar experiências desconhecidas e isso faz com que elas antecipem alguns sentimentos antes do procedimento e com isso, diminui a angústia, o medo e a criança entende melhor. Após ler sobre esses estudos pensei em reforçar mais uma vez sobre a simples ação “brincar” que pode amenizar e muito o sofrimento de quem certamente não entende tudo o que está se passando – são apenas crianças. E para aqueles que não conhecem alguma barreira, serve de incentivo no desenvolvimento motor e cognitivo. Portanto, se tiverem a oportunidade, BRINQUEM sempre!

 Bom feriado!

Maine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: