Eco fashion

by

Com o avanço do aquecimento global e com o agravamento da crise econômica mundial, ficou em voga um conceito chamado SUSTENTABILIDADE, que significa algo ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.

Muito se discute sobre o conceito de sustentabilidade, mas pouco se sabe o que realmente significa na prática. “É possível falar de moda e sustentabilidade ao mesmo tempo? Mas, a moda não é aquela vilã que mata animaizinhos indefesos para retirar-lhes suas peles e fazer casacos?” Se você se fez estas perguntas, ao se aproximar deste post, está na hora de mudar os seus conceitos, meu amigo.

Separar o lixo, plantar feijãozinho em potinho plástico e cultivar sua própria horta é essencial, mas não basta! Hoje já é possível, literalmente, vestir a camisa da sustentabilidade.

Atentos a este nicho de mercado, os estilistas e as grandes indústrias fashion resolveram tornar a moda sustentável acessível a todo público. Eles perceberam que, para isso, não basta apenas escrever “Save the Earth” ou “A Terra pede socorro” em camisetas comuns e, muito menos, somente apoiar o Greenpeace. É necessário se fazer sustentável de verdade! É preciso mudar os processos, alterar os meios e renovar a matéria-prima.

Quando imaginamos que seria possível usar camisetas feitas com fibra de garrafa pet? Pois é, nunca passou pela minha cabeça, quando eu tinha uns 10 anos, mas agora é possível e eu já tenho algumas camisetas assim. O tecido pouco se difere do 100% algodão e continuam confortáveis.

Hering básica sustentável

Hering básica sustentável

Hering feita com garrafa pet

Hering feita com garrafa pet

E usar tênis com solado de pneu? Quem pensou nisso? Roupas íntimas produzidas com fibras de bambu então? Esse eu aposto que ninguém imaginou.

Rainha Eco

Rainha Eco

Sneaker Adidas sustentável

Sneaker Adidas sustentável

Adidas Grün

Adidas Grün

Pois é, nós não pensamos nisso, mas pensaram por nós e, hoje, é mais do que possível comprar peças ecologicamente corretas.

Isso sem falar nas ecobags. Vocês sabem como funcionam, né? Não use sacolas plásticas ao ir ao mercado, leve sempre sua ecobag – feita em tecido ecologicamente correto ou em lona reciclada.

Ecobag na passarela da Louis Vuitton

Ecobag na passarela da Louis Vuitton

Grandes marcas como Adidas, Hering, Hope, Osklen, Timberland, Rainha e até Stella McCartney, estão fazendo sua parte. Os produtos são bem legais, mas os preços não são muito parecidos com os das peças normais, já que, geralmente, essas peças são produzidas em baixa escala. Para saber mais sobre o guarda-roupa sustentável, vale a pena ler esta matéria da Época.

Bota da Timberland - forro feito a base de garrafas pet e solado produzido com borracha reciclada

Bota da Timberland - forro feito a base de garrafas pet e solado produzido com borracha reciclada

Tênis da Osklen feito de Couro de Peixe - a parte não utilizável do peixe

Tênis da Osklen feito de Couro de Peixe - a parte não utilizável do peixe

Timberland ecologicamento correto

Timberland ecologicamento correto

Uma prova de que o uso da eco fashion é cada mais recorrente é o livro “Ecobags – Moda e Meio Ambiente” , um registro fotográfico  da exposição “Eu Não Sou de Plástico“, com sacolas não-descartáveis assinadas por grandes grifes e designers que teve a curadoria de Lilian Pacce.

Capa do livro

Capa do livro “Ecobags - Moda e Meio Ambiente”

A orelha do livro ficou na total responsabilidade de Oskar Metsavah, da Osklen, que escreveu: “Acredito que só é possível falar de sustentabilidade se houver união entre seus aspectos social, ambiental e econômico, um necessariamente exercendo influência sobre os outros, compondo um todo indissolúvel”.

E, para finalizar, uma frase célebre: “Sustentabilidade é uma palavra que não se sustenta se você não ficar em pé“. Alguém discorda?

Tags: , , , , , , , , , ,

8 Respostas to “Eco fashion”

  1. Adri Perroni Says:

    Pablito!!!
    Como eu já havia comentado aqui no Blog, eu levanto muito a bandeira da sustentabilidade. Fico muito feliz que a moda tenha percebido a importância de mudar e, de fato, entrado na “era verde”.
    Eu tenho sacolas de pano que levo ao supermercado para fazer pequenas compras, também tomo muitos outros cuidados, mas nunca havia pensado em roupa sustentável. Vou aderir! Que os estilistas invistam nisso!
    Beijocasssssssssss

    • Marcos 'Pablito' Says:

      Ótimo, Dri! É legal vermos pequenas mudanças que podem salvar grandes problemas. As ecobags são apenas o passo inicial. Parabéns!!! :)

  2. Aline Almeida Says:

    Acho ótimo que as marcas estejam pensando nisso. Espero, de verdade, que não pensem em sustentabilidade apenas como modinha ou como discurso “pra inglês ver”. Espero que encarem, sim, como estratégia de negócio. O que realmente é o conceito de sustentabilidade. Não é só preservar a natureza e tals. Mas ganhar dinheiro, ter lucro com isso. Só assim, a coisa continua… Vai pra frente. Ao meu ver, claro.
    Já sobre o plástico, é um assunto mais complexo. Acho lindo (e modernoso) fazer compras com ecobags, só que quem não usa o saquinho do supermercado na lixeira, acaba usando saco de lixo. O que é meio que trocar seis por meia-dúzia. É uma história a se discutir.
    Adorei o post! Ah! Vc já viu o precinho da ecobag Louis Vuitton?? Ahahahah!

    • Marcos 'Pablito' Says:

      Realmente, mais do que aparência “eco”, a moda precisa da essência ecologicamente correta. Enfim, é um ponto pra se discutir bastante! O que importa é que o primeiro passo foi dado.

  3. Shirlei Marina Says:

    Ahhh agora entendi porque você disse que ia se basear no meu post! rs…
    olha Pablito tenho visto muitas coisas sustentáveis na área de moda. Acho que amanhã vou até colocar umas notinhas sobre isso também pra complementar com o seu post de hoje! beijocas.

    • Marcos 'Pablito' Says:

      Tem total razão, Shi. Têm bastante produtos e iniciativas eco fashion. O que falta é o preço se adequar aos bolsos

  4. renata Says:

    a gente precisa pensar que todo mundo pode fazer um pouco. Outro dia reclamei com um colega de trabalho do papel que ele jogou no chão… a resposta… até parece que um papelzinho desse provoca enchente. Não respondi… mas a resposta todo mundo já sabe!

    • Marcos 'Pablito' Says:

      É verdade, Renata! Se cada um fizesse a sua parte, o mundo estaria bem melhor. Isso é geral, não adianta realizarmos ações isolados. Temos que mudar a postura e não apenas a aparência!

Deixe um comentário